No dia 8 de abril de 2014, marcará o fim da assistência técnica da Microsoft ao Windows XP, que não receberá atualizações automáticas ou proteção do Microsoft Security Essentials após esta data. Mas, nem todos creem que esta é uma decisão correta. Ondrej Vlcek, diretor de operações da Avast! Free Antivirus, faz duras críticas e acredita que a ação pode desencadear uma nova crise de segurança em computadores.
Windows perde usuários, índice é o menor em 20 anos e abaixo dos 90%

Em um longo post no blog oficial da Avast, Vlcek destaca que o número de consumidores com o antigo sistema operacional da Microsoft ainda é muito grande, 23,6% dos usuários do antivírus Avast, por exemplo, quase 30% no mundo todo, e eles poderão ser alvos de ataques sem defesa em suas máquinas. Entretanto, em caso de contaminação em massa, a crise pode afetar não usuários do XP.
“Abandonar o XP é um grande erro, já que a Microsoft não teve sucesso em migrar os usuários para os novos sistemas. O abandono da Microsoft não afetará apenas os usuários do sistema, mas criará um grande problema de segurança para todo o ecossistema. Dezenas de milhões de PC rodando ele estarão conectados à internet, sem atualizações de segurança, simplesmente aguardando serem atacados”, destacou o especialista.
Usuários do XP estão seis vezes mais vulneráveis
O fim da assistência técnica da Microsoft e das atualizações automáticas do sistema XP se dará em abril, mas a pausa na cobertura dos programas de segurança da empresa para o usuário da plataforma será em 2015. Segundo o diretor da Avast, o problema não será só para quem usa o software, mas para toda a Internet, tendo em vista que os PCs com um sistema desprotegido podem não só ser invadidos como usados por hackers para invadir outros computadores.

“O sistema operacional vulnerável será um alvo fácil para hackers e poderá se tornar a porta para a infecção de outros sistemas não-XP. Os nossos dados de telemetria mostram que os usuários do XP estão seis vezes mais vulneráveis a ataques dos que os do Windows 7 e quando a Microsoft interromper as atualizações isto ficará pior”, completa.
Nova crise de segurança de dados se aproxima”
Além dos usuários domésticos, o especialista destaca que, principalmente, as empresas que usam o antigo sistema da Microsoft ficarão muito vulneráveis. Os caixas eletrônicos, que de acordo com estudos ainda usam o Windows XP em 95% dos casos, clínicas médicas, lojas e os estabelecimentos comerciais que armazenam dados de usuários são alvos em potencial que podem causar grandes transtornos se forem atacados.

Apesar do suporte da Microsoft acabar no dia 8 de abril, a Avast publicou que não apenas suportará o Windows XP pelos próximos três anos, mas também criará os módulos de proteção e de detecção especificamente desenhados para cobrir as vulnerabilidades do sistema e outros problemas de segurança.
"Já tomamos medidas adicionais no lançamento do nosso último produto, o avast! 2014, tornando o software mais leve, tanto em termos de velocidade quanto de consumo de recursos, perfeitamente ajustado para computadores mais antigos que ainda rodem o Windows XP. Além desta segurança, o avast! 2014 é oferecido gratuitamente, o que é especialmente importante para os usuários do XP".
As recomendações dos especialistas da empresa são: instalar um programa antivírus, caso ainda não seja possível trocar o Windows e, posteriormente, atualizar o sistema. Fugir do Internet Explorer XP também é recomendado. De acordo com a nota, quem ainda executa o Windows XP precisa “atuar com responsabilidade e proatividade para garantir a segurança não só dos seus dados e do seu PC, mas também de todos os demais”.
Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Deixe seu comentário aqui no meu blog....
Nenhum comentário:
Postar um comentário